Oportunidade de bolsa para professores nos Estados Unidos

16/08/2011 10:51

From Neide (CENP)

Repassando...

Oportunidade de bolsa para professores nos Estados Unidos

Brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa podem concorrer a uma vaga para professor assistente de língua portuguesa nos Estados Unidos. O programa é realizado pela Capes em conjunto com a Comissão Fulbright. O objetivo é incrementar o ensino de português em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. As inscrições vão até 30 de setembro.

Os selecionados receberão alimentação, transporte local, seguro saúde, passagem aérea de ida e volta e bolsa-auxílio. O programa prevê a concessão de até 30 bolsas, com duração de nove meses, no ano acadêmico 2012-2013 da instituição anfitriã nos EUA (agosto/setembro de 2012 a maio/junho de 2013).

Para concorrer é necessário:

- possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;

- possuir  bacharelado ou  licenciatura em  língua portuguesa e ou língua inglesa;

- ter proficiência em inglês

- estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;

- não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos já valores pagos, monetariamente atualizados.

O formulário de inscrição online está disponível em http://www.fulbright.org.br. O edital completo da seleção pode ser acessado aqui. Dúvidas podem ser enviadas para os seguintes e-mails:  rejania@fulbright.org.br ou marcelo.fonseca@capes.gov.br