Programa Jovens Embaixadores

14/06/2012 10:41

Caros Diretores, PCs e Professores

A 11ª Edição do Programa Jovens Embaixadores, uma parceria entre a SEE e a Embaixada Americana, está com inscrições abertas. Os alunos interessados em participar do processo de seleção deverão acessar o site www.jovensembaixadores.org/2013 para efetuar sua inscrição. O prazo se encerra no dia 05/08/2012. Todas as informações e instruções estão disponíveis no site da Embaixada www.embaixada-americana.org.br.

Programa Jovens Embaixadores

Perguntas Frequentes sobre o Programa

 

  1. O que eu preciso para ser um Jovem Embaixador?

Você tem que estar cursando o ensino médio na rede pública, ser da camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, saber se comunicar em inglês e estar prestando serviço voluntário por pelo menos 1 ano.

  1. Quando terminam as inscrições?

As inscrições se encerram no dia 5 de agosto de 2012. Após essa data, não serão aceitas novas inscrições. Os candidatos já inscritos terão até o dia 19 de agosto para preencher o formulário online e inserir os documentos solicitados. Confira aqui o cronograma completo.

  1. Qual o nível de inglês necessário para participar no programa? Não sou fluente, mas tenho certeza de que me encaixo no perfil que vocês procuram. Ainda posso me candidatar?

O candidato não precisa ser fluente e possuir um inglês perfeito. Se você consegue se comunicar bem (mesmo que com uns errinhos) e entende quando falam em inglês, sim, você pode se candidatar.

  1. Preciso estar matriculado em um curso de inglês para poder participar?

Não é necessário estar matriculado em um curso de inglês para poder se candidatar, basta conseguir se comunicar bem e entender quando falam em inglês.

  1. Eu participo de serviços voluntários, mas não faz 1 ano, posso me candidatar para o programa?

O programa exige pelo menos 1 ano de trabalho voluntário pois buscamos aquele jovem que realmente está envolvido em atividades de melhoria na sua comunidade, e não aquele que só está prestando serviços voluntários para poder se inscrever no programa. É também necessário que você ainda esteja realizando o trabalho voluntário.

  1. Completo 19 anos em 2012, ainda posso me candidatar para o programa de 2013?

Se você completar 19 anos somente depois do dia 11 de janeiro de 2013, sim, você pode participar. Se completar no dia 11, ou antes, não poderá participar.

  1. Onde posso me candidatar para o programa Jovens Embaixadores?

O primeiro passo é acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores, ver se você se encaixa no perfil do programa. Informações detalhadas sobre o processo seletivo estarão disponíveis a partir do lançamento do programa.

  1. Quais são os aspectos levados em consideração na ultima fase da seleção?

Cada um dos pré-requisitos é minuciosamente analisado pelo comitê de seleção. Não estamos buscando somente um candidato com um inglês perfeito. Buscamos aquele jovem que se destaca na escola, que tem perfil de liderança comprovada, que está batalhando para melhorar sua vida ao mesmo tempo em que sempre procura ajudar sua comunidade, que sabe se expressar bem tanto em português quanto em inglês, que é extrovertido, que não teria condições de viajar sem apoio financeiro, e que possa exercer o papel de um Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, mostrando um pouco da sua cultura, história e sociedade.

  1. Qual você considera dentre os pré-requisitos, os mais importantes? Ser da camada menos abastada é um dos mais importantes?

Todos os pré-requisitos são muito importantes. Não existe um que seja mais importante que o outro.

  1.   Participante do Programa “English Immersion USA” tem alguma vantagem sobre os outros?

Não. O English Immersion também é um programa muito interessante e bastante elogiado pelos participantes, mas ter feito esse programa antes não dá qualquer vantagem aos candidatos.

  1.  Quais são os temas da prova de seleção do programa?

Os temas e o formato da prova variam a cada ano. Não existe um tema específico.

  1.  A seleção (os exames) tem quantas perguntas e vai ser realizado quando?

Os exames escrito e oral variam de formato e tamanho a cada ano. As datas específicas de cada fase do processo seletivo estarão disponíveis no Facebook dos Jovens Embaixadores e no site da Embaixada a partir do lançamento do programa (em maio).

  1.  E se eu for selecionado para a prova, mas eu morar longe do local onde ela será aplicada?

 

O programa só cobre despesas de viagem a partir do momento que o candidato é selecionado e torna-se um Jovem Embaixador. Se você tiver que viajar para fazer a prova, deverá bancar seus próprios custos, ou tentar apoio da Prefeitura de sua cidade ou da Secretaria de Educação do seu estado.

  1.  Como posso mandar os documentos?

Os documentos (devidamente escaneados) devem ser carregados diretamente no banco de dados online. Estes arquivos devem estar no formato JPG/JPEG e ter, no máximo, 1MB. A instituição parceira que você escolher poderá ajudá-lo caso tenha dificuldades em escaneá-los. Veja o endereço completo das instituições parceiras aqui.

  1.  Estou no 3º ano do ensino médio. Preciso mostrar as notas do 3º ano também ou as notas do 1º e 2º ano servirão?

Precisamos das notas de todos os anos do ensino médio, inclusive do ano que você estiver cursando. Pode ser o histórico escolar ou boletim escolar. Queremos conhecer o seu perfil escolar.

  1.  Faço trabalho voluntário na minha escola mesmo. Então terão de ser duas cartas de recomendação da minha escola? A carta precisa ser em inglês?

Sim, serão 2 cartas diferentes. A Carta de Recomendação da escola deve conter um breve relato de como é sua vivencia dentro da escola e da sala de Aula. A Carta de Recomendação do Trabalho voluntário deve especificar o tipo de trabalho realizado, onde ele é realizado, com que frequência e outras informações que a instituição considerar importante. As cartas não precisam ser em inglês, podem ser feitas em português. As únicas exigências serão as assinaturas, carimbo, papel timbrado, etc.

  1.  Sobre o salário dos meus pais, eu devo colocar o valor bruto ou que eles recebem depois dos descontos?

Você deve incluir uma cópia do contracheque (holerite). Nele consta o valor bruto e os descontos. Caso um ou ambos os pais não possuam contracheque (holerite), você deverá incluir algum outro documento que comprove a renda deles. Pode ser uma carta do patrão com firma reconhecida, ou caso eles sejam autônomos, uma carta deles informando a renda e com firma reconhecida.

Se um dos dois estiver desempregado ou não trabalhar, essa pessoa deverá enviar uma carta de próprio punho explicando sua situação financeira. Caso eles sejam aposentados, você deve enviar um documento que comprove os rendimentos da aposentadoria.

 

  1.  E se um dos pais não morarem na mesma residência, devo colocar a renda deles mesmo assim?

Sim, caso eles contribuam com as despesas da família, você deve colocar a renda deles também.

  1.  A entrevista oral é feita em inglês ou português?

A entrevista oral é feita em inglês.

  1.  Quando sai o resultado da primeira seleção? Como ficamos sabendo que fomos selecionados para a próxima fase?

Toda vez que uma fase é concluída, a instituição parceira onde você se inscreveu entra em contato via fone, e-mail ou fax para informá-lo se você passou ou não para a próxima fase e quando ela acontecerá.

 

VAMOS TENTAR ELEGER UM DE NOSSOS ALUNOS. CONVERSEM, ESTIMULEM E MATRICULEM SEUS ALUNOS!!

 

Pepita Figueredo

PCNP LEM

DER SVI